Pílula anticoncepcional e medicamentos

Ontem, no twitter, uma colega comentava espantada o fato de não saber que antibióticos podem cortar o efeito da pílula anticoncepcional. Essa é uma informação que nem todas as mulheres sabem e poucos médicos informam.

A Mari Moscou tem um post importantíssimo sobre o assunto onde descreve vários fatores que fazem com que a mulher corra risco de engravidar mesmo tomando anticoncepcionais e reflete sobre algumas razões pelas quais médicos não passam essa informação. Existem até mesmo poucos estudos em relação ao uso de anticoncepcionais e medicamentos variados. Vale a pena ler por inteiro e ver os outros links que ela indica.

Só que, não importa o quão direitinho você tome a pílula ou o quão eficazes sejam os anticoncepcionais, há algumas coisas que podem interferir no seu efeito fazendo com que eles deixem de proteger você contra uma gravidez indesejada. Fui descobrindo isso aos poucos, por coincidência (médicos que resolveram, assim, me dizer, por acaso ao me receitarem remédios) e bem poderia ter sido eu a ficar grávida sem querer só por não saber disso. Aqui estão alguns fatores que colocam você em risco de engravidar enquanto faz uso de anticoncepcionais:

DIARRÉIA é uma causa comum de gravidez durante o uso de anticoncepcionais. Quando você tem uma diarréia o teu intestino para de absorver nutrientes e – tcharam – também o hormônio ingerido por via oral (pílula).

VÔMITOS também dificultam a absorção dos hormônios da pílula (via oral), já que uma parte deles é absorvido no estômago. Ressacas seguidas ou doenças que te fazem vomitar podem te deixar vulnerável a uma gravidez indesejada.

ANTIBIÓTICOS, sobretudo os de amplo espectro, influenciam na absorção do hormônio e na eficácia de vários tipos de anticoncepcional, não somente as pílulas (via oral). Vale perguntar quando o médico receitar. Se você usa antibióticos sem receita, sorry, você é louca. 😀

IMUNOSSUPRESSORES como alguns antialérgicos (prednisona, por exemplo) também afetam a capacidade do corpo de processar os hormônios, deixando você vulnerável a uma gravidez indesejada.

Continue lendo em É possível engravidar mesmo tomando anticoncepcional (injeção, adesivo, implante, pílula, etc)?

Publicado por

Bia Cardoso

Uma feminista lambateira tropical.

Um comentário sobre “Pílula anticoncepcional e medicamentos”

Os comentários estão fechados.